No dia 16 de fevereiro de 2016, o fundador e diretor da Tecmedia, Eder Cachoeira, palestrou para um grupo de cerca de 40 professores, na escola Municipal Ilhota, em Pedras Grandes, Santa Catarina.
A palestra é parte de um programa de capacitação dos professores e teve como objetivo principal mostrar o quanto a mentalidade empreendedora, aplicada às ações que realizamos no nosso cotidiano, faz diferença (positiva) na vida profissional e pessoal de alunos e professores.
Saiba mais sobre o tema:
Empreendedorismo para professores? De onde veio esta ideia?
Geralmente a palavra empreendedor parece ser, para a maioria das pessoas, um sinônimo de empresário. Não é bem assim. Empresário é o “dono de ou responsável por uma empresa […] [ou] agente responsável pelos assuntos profissionais de pessoas com carreira pública: empresário de cantores” (CALDAS AULETE, 2004, p. 302). Já empreendedor é aquele que põe em prática; decide e/ou tenta realizar uma tarefa […] demorada (CALDAS AULETE, 2004). Logo, não são sinônimos.
Há também outras definições que ajudam a entender o empreendedorismo: “Protagonismo social, ruptura de laços de dependência, crença dos indivíduos e comunidades na própria capacidade de construírem o seu desenvolvimento através da cooperação” (DOLABELA[1], 2002, p. 01).
O Empreendedorismo constitui-se em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos, ao submetê-los a um programa de capacitação adequado de forma a torná-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos e inventar negócios.
Segundo Drucker, “Qualquer indivíduo que tenha à frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e comportar-se como tal. O empreendedorismo é um comportamento, e não um traço de personalidade. Suas bases são conceito e teoria, e não a intuição” (apud CACHOEIRA, 2016, p. 13).
Tomamos inúmeras decisões todos os dias, desde levantar da cama ou continuar dormindo, a roupa que vamos vestir, se tomamos café da manhã ou não, e assim por diante. Estas decisões parecem ser automáticas, porque nem percebemos que estamos fazendo escolhas.
O curso Empretec, do SEBRAE, traz um conjunto de características do empreendedor: Busca de oportunidade e iniciativa; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e eficiência; Persistência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemático; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança.
Agora, você deve estar pensando: e o que isto tem a ver com professores?
Nossa proposta é utilizar este conjunto de características e as premissas do ensino eficaz de empreendedorismo para o cotidiano do professor na sala de aula e para que ele possa empreender outras áreas, como sua carreira, seus alunos, suas aulas, e tantas outras.
Premissas do Ensino Eficaz do Empreendedorismo: Não há regras rígidas; Não existe um modelo único de ensino; Não existe fórmula mágica que leve ao sucesso; Empreender não pode ser imperativo; O foco deve ser nas pessoas (equipe), e não apenas no empreendedor individual; Empreender não é sinônimo de ser empresário; Empreender não é sinônimo de (apenas) ganhar dinheiro; O modelo tradicional de ensino (centrado no professor) nem sempre é eficaz; O modelo centrado no aluno, no aprender fazendo, é o que mais traz resultados; Poder não é sinônimo de sucesso.
Ao exercer a função de professor, também tomamos inúmeras decisões. Na sala de aula, até há algum tempo, o relacionamento entre alunos e professor centrava-se no poder: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Mas, na atualidade, boa parte dos alunos não aceita a relação de obediência que os mais velhos aceitaram em outros tempos. Isto torna o ato de ensinar um verdadeiro desafio para o professor, que lida com desrespeito, falta de interesse e comportamento inadequado, sem falar que muitos pais não participam da escolarização de seus filhos por razões diversas.
É neste contexto que se encaixa nossa proposta, utilizando os princípios do empreendedorismo:
1. Busca de oportunidade e iniciativa – quando nos deparamos com situações difíceis, como problemas de aprendizagem ou comportamento inadequado, precisamos ter iniciativa e tomar atitudes diferentes para alcançar objetivos diferentes: quem faz tudo igual tem sempre os mesmos resultados.
2. Correr riscos calculados – ao inovar e criar, sempre precisamos calcular os riscos. Não podemos simplesmente nos deixar levar pelas emoções. Assim, é preciso traçar objetivos e planos para alcançá-los, e isto pode ser a respeito do conteúdo, das aulas, do comportamento dos alunos…
3. Exigência de qualidade e eficiência – este deve ser um comportamento de todas as pessoas: querer o melhor de si e dos outros. Se cada um empenhar-se pelo melhor, os objetivos são alcançados mais facilmente.
4. Persistência – Nem sempre se alcança os objetivos ou se consegue executar planos ou atividades na primeira tentativa. É preciso persistir.
5. Comprometimento – Quem está comprometido com seus objetivos calcula riscos, exige qualidade e eficiência de si e da equipe (seja dos colegas ou dos alunos), mas ainda reflete para ter certeza de que a estratégia ou plano traçado pode levar ao alcance do objetivo. Caso se perceba que isto não vai acontecer, é hora de redefinir os objetivos e planejar novamente seu alcance.
6. Busca de informações – Esta característica é imprescindível ao professor: para ensinar precisamos estar constantemente atualizados e adaptados aos tempos, tecnologias, saber refletir e tomar decisões sobre novas estratégias de ensino e, para isso, é preciso obter informações.
7. Estabelecimento de metas – Este comportamento serve para todas as áreas da vida, seja pessoal, na carreira, nos planos de ensino e, principalmente, com os alunos. Se eles souberem o que devem ser capazes de fazer em determinado tempo (meta), ficará mais fácil e mais atrativo para que consigam realizar.
8. Planejamento e monitoramento sistemático – Para saber se nossos planos estão caminhando na direção certa, precisamos avaliá-los constantemente. O mesmo ocorre com os alunos: não avaliamos por meio de provas? Quando há falhas no aprendizado não é necessário realizar a recuperação paralela? Para que o aprendizado se efetive não é imprescindível utilizar outra estratégia, principalmente em razão do tempo ser mais curto?
9. Persuasão e rede de contatos – Para conseguir que os alunos se emprenhem nas tarefas, é necessário persuadi-los a realizá-las. Por meio da rede de contatos (colegas de classe e outros professores ou pais, por exemplo) é possível incentivá-los ainda mais no empenho do alcance de objetivos.
10. Independência e autoconfiança – a partir do momento em que professor e aluno utilizam estas princípios, tornam-se mais independentes e autoconfiantes, evoluindo na área acadêmica e pessoal.
Em complemento, podemos utilizar as Premissas do Ensino Eficaz do Empreendedorismo para o fazer docente:
Não há regras rígidas – dentro da sala de aula, o professor tem autonomia de ação. Mesmo que as regras sejam para que os alunos se mantenham sentados nas carteiras, em fila, o professor pode mudar seu arranjo, utilizar os alunos mais adiantados como monitores, entre outras ações.
Não existe um modelo único de ensino – ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas despertar o interesse do aluno e sua capacidade de refletir sobre o que aprende para utilizar para a vida.
Não existe fórmula mágica que leve ao sucesso – também não existem atalhos: o caminho mais curto nem sempre é o melhor.
Empreender não pode ser imperativo – com o perfil que os alunos demonstram hoje em dia, onde não há mais a hierarquia tradicional professor-aluno, não é mais possível trabalhar de forma imperativa, no já mencionado modelo manda quem pode, obedece quem tem juízo.
O foco deve ser nas pessoas (equipe), e não apenas no empreendedor individual – o foco deve ser no grupo de alunos, não centrado no professor. O ideal é adotar o princípio de Nash[2], não o de Adam Smith[3].
Empreender não é sinônimo de ser empresário – como empreendedorismo compreende um comportamento caracterizado por um conjunto de atitudes, professor e alunos podem empreender em diversas áreas, principalmente na educação.
Empreender não é sinônimo de (apenas) ganhar dinheiro – ganhar, não apenas dinheiro: ganhar conhecimento, atingir objetivos, evoluir como pessoa, como profissional, como estudante…
O modelo tradicional de ensino (centrado no professor) nem sempre é eficaz – conforme mencionado anteriormente, na atualidade, o perfil dos alunos já não condiz com a teoria, necessitando de diferente postura e atitudes do professor.
O modelo centrado no aluno, no aprender fazendo, é o que mais traz resultados – além de despertar o interesse dos alunos, já não se pode mais formar meros repetidores, mas cidadãos capazes de refletir e agir para modificar sua própria vida e o meio em que vivem.
Poder não é sinônimo de sucesso – e o poder em sala de aula também não é sinônimo de eficiência no ensino.
Respondendo à pergunta do título, então: aplicar os princípios do empreendedorismo e as Premissas do Ensino Eficaz do Empreendedorismo veio de um curso Empretec do Sebrae realizado pelos professores autores deste texto, que perceberam o potencial de tornar a atividade docente mais eficaz e menos trabalhosa para todos nós, educadores.
Slides da palestra
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REFERÊNCIAS:
CACHOEIRA, E. Empreendedorismo para professores. 2016. Disponível em: . Acesso em 19 fev. 2016.
CALDAS AULETE, Mini dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
DOLLABELA, F. Crianças aprendem na escola a importância do empreendedorismo.
Exame.com. 2002. Disponível em: . Acesso em 18 fev. 2016.
SEBRAE. Empretec: Manual do participante. Brasília, DF, 2011.
[1] Autor de cinco livros e um software sobre empreendedorismo.
[2] Explicado de maneira simples, o princípio de Nash sugere que as ações devem beneficiar o grupo, não apenas o próprio indivíduo. Suas ideias são aplicadas na teoria dos jogos.
[3] Filósofo escocês do século XVIII, pregou o princípio da mais valia, onde, em uma explicação simples, a ação do indivíduo deveria beneficiar a si mesmo, em detrimento dos outros.
ELITA DE MEDEIROS – REVISORA E TRADUTORA DAS LÍNGUAS PORTUGUESA, INGLESA E ESPANHOLA NA UNISUL. ESPECIALISTA EM LIBRAS PELA UNIASSELVI.
EDER CACHOEIRA – EMPRESÁRIO NA TECMEDIA, PROFESSOR E EMPREENDEDOR, ESPECIALISTA EM REDES PELA UNISUL.
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